MatériaMais Notícias
O presidente da França, Emmanuel Macron, fez um apelo, dias antes do início da Copa do Mundo, no Qatar, pela não politização do esporte e garantiu que as dúvidas sobre grandes eventos esportivos devem ser colocadas no momento da escolha das respectivas sedes.
RelacionadasFrançaApós sofrer com cortes, França tem atendimento médico em seu primeiro treino no QatarFrança17/11/2022FrançaKolo Muani chega no Qatar e seleção da França está completa para Copa do MundoFrança17/11/2022FrançaCopa do Mundo 2022: Marcus Thuram é legado do pai e ídolo da França em campo e contra o racismoFrança16/11/2022
– Essas perguntas devem ser feitas quando são designados os acontecimentos – disse o chefe de Estado, em Bangcoc, na Tailândia, para a cúpula do fórum da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico:
-As dúvidas, sejam sobre o clima ou sobre direitos humanos, não devem ser feitas quando o acontecimento já está ali, mas sim quando é escolhido.Acho que é uma ideia muito ruim politizar o esporte.
Apesar do apelo do presidente francês, a Copa do Mundo do Qatar tem levantado vários debates a respeito dos direitos humanos – e as violações no país-sede – e diversas manifestações são aguardadas ao decorrer do torneio. Em relação aos Bleus, o capitão Hugo Lloris já explicou por que não vestirá a braçadeira com cores do arco-íris.
Os jogadores e membros da seleção já anunciaram, contudo, o apoio a ONGs de proteção aos direitos humanos através de um fundo.